Cuito Cuanavale – O governador do Cuando Cubango, José Martins, enalteceu hoje, quarta-feira, a bravura dos heróis da Batalha do Cuito Cuanavale, ao "imporem o golpe final e quebrarem o mito da invencibilidade" do exercício da África do Sul.
Ao intervir no acto central do 34º aniversário da célebre Batalha do Cuito Cuanavale e do quarto ano do Dia de Libertação da África Austral, que hoje se assinala, disse que o espírito patriótico e de bravura dos angolanos contribuiu decisivamente para o término do apartheid, a libertação de Nelson Mandela e a implantação da democracia multipartidária e multi-racial na África do Sul.
Lembrou que a superioridade demonstrada pelas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) no campo de batalha fez com que o regime do apartheid aceitasse a assinatura dos acordos de Nova Iorque (EUA), que deram à origem a implementação da resolução 435/78 do Conselho de Segurança da ONU, levando à independência da Namibia.
O governante destacou a importância da data e chamou a atenção de todos os angolanos, em especial os jovens, para conhecerem esta história e compreenderem o quanto custou o alcance da liberdade e da democracia, fruto de grandes sacrifícios dos filhos desta pátria, para a promoção da paz, da estabilidade política e do desenvolvimento sócio-económico na região.
"Hoje, os ganhos da independência e da paz são visíveis em todo o país, em particular na província do Cuando Cubango, tudo por justa causa daqueles que são o exemplo vivo, da nossa coragem, determinação e sentido do dever, partido da acção dos heróis do 4 de Fevereiro de 1961, da batalha do Cuito Cuanavale de 1988 e até ao alcance da paz em 2002", salientou.
José Martins reiterou a necessidade de melhorar urgentemente as condições de acesso aos serviços, criando mais infra-estruturas modernas e colocando medicamentos e recursos humanos à altura das necessidades, bem como a implementação dos diferentes projectos em vários domínios, com vista a solução definitiva dos problemas da população.
Registo Eleitoral
O governador do Cuando Cubango apelou a todos os cidadãos para atualizarem os seus dados eleitorais, lembrando estar-se nos derradeiros dias do processo, a decorrer até 31 de Março.