Cambulo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, apelou (quarta-feira) os órgãos de defesa e segurança a reforçar a vigilância ao longo da fronteira do Tchicolondo (Angola/República Democrática do Congo), para um combate dinámico e eficaz ao contrabando de combustível.
A fronteira do Tchicolondo , localizada no município de Cambulo, é a mais utilizada para o contrabando de combustível, na província da Lunda-Norte, cujo destino é a República Democrática do Congo (RDC).
Só na semana finda, os órgãos de defesa e segurança apreenderam mais de 30 mil litros de combustível (gasolina e gasóleo) contrabandeado.
Ao discursar no encontro de auscultação da sociedade civil do município de Cambulo, onde cumpre uma agenda de trabalho de dois dias, a governante apelou que se denuncie elementos ligados aos órgãos de defesa e segurança, destacados na fronteira, que facilitam o contrabando.
Filomena Miza, apelou igualmente o envolvimento da população, denunciando os cidadãos que auxiliam o contrabando de combustível, a imigração ilegal e o tráfico ilícito de diamantes.
"Na maioria dos casos, os cidadãos que residem ao longo das fronteiras facilitam estes crimes, ao albergar os imigrantes e acondicionar combustível em suas residências para no período noturno ser contrabandeado através da fronteira do Tchicolondo, por isso devem ser vigiado e denunciados, para a responsabilização que se impõe", disse.
Segundo Filomena Miza, a província tem registado escassez de combustível nos postos de abastecimento devido ao contrabando, prejudicando a população, sobretudo os utentes de viaturas, que em muitos casos são obrigados a adquirir o produto a preços altos na rua ou em "depósitos clandestinos".
"É preciso a conjugação de esforços para combater este mal que tem um impacto negativo na nossa própria economia, uma missão cujos efectivos dos órgãos de defesa e segurança devem ser os combatentes da linha da frente", sublinhou.
A agenda da governadora no Cambulo reserva para quinta-feira, visitas aos hospitais e à Sociedade Mineira do Chitotolo. HD