Dundo- A governadora da Lunda-Norte, Deolinda Satula Vilarinho, apelou esta quarta-feira, postura exemplar e patriótica dos gestores, visando a preservação da reputação das instituições públicas.
A governante fez este apelo durante o seminário sobre "Ética e Deontologia na Administração Pública" , promovida pela Inspecção da Administração Geral do Estado (IGAE), sublinhando que a confiança dos cidadãos às instituições do Estado, depende em grande medida, da postura dos servidores e da qualidade dos serviços.
Recomendou respostas celeres nas instituições públicas, sobretudo nas administrações municipais, evitando condicionalismos aos utentes, por causa dos excessos burocráticos.
"Enquanto servidores públicos, temos todos o dever de observar com rigor e coerência as normas que regem a nossa sociedade, fazendo jus ao juramento de honra que somos submetidos a quando da tomada de posse, para o bem comum", frisou.
Lembrou que a ética e deontologia é um conjunto de deveres, princípios e normas, que os profissionais devem adoptar para um serviço de qualidade e eficiente.
"Este seminário nos remete a uma reflexão profunda no que diz respeito a nossa conduta enquanto profissionais, que reflectirá no bem-estar da população", disse.
Por outro lado, incentivou a população no sentido de denunciarem possíveis transgressões na administração pública, com vista a responsabilização dos servidores. JVL/HD