Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza , orientou esta quinta-feira, os administradores dos municípios elevados recentemente no âmbito da nova Divisão Político-Adminsitrativa (DPA), a pautarem por uma gestão sustentável, melhorando a capacidade de resposta às necessidades da população.
A nova DPA elevou Dundo, Mussungue, Camaxilo, Luangue, Cassanje Calucala, Luremo, Xa-Cassau, Canzar , Cafunfu e Luangue à categoria de município, juntando-se aos 10 anteriores (Cambulo, Capenda Camulemba, Caungula, Chitato, Cuango, Cuilo, Lubalo, Lucapa, Lóvua e Xá-Muteba).
Discursando na tomada de posse dos administradores municipais nomeados quarta-feira, a governante disse esperar uma administração aberta ao diálogo, que pauta por uma gestão participativa, responsável, inclusiva e integrada, envolvendo todas as forças na resolução dos problemas da população.
"Continuamos a viver uma crise financeira e económica, o que nos obriga a resiliência, criactividade, caminhando com foco e determinação, para conseguirmos resolver os principais problemas da população com os recursos disponíveis", frisou.
Desafiou as administrações a identificarem oportunidades que permitam o investimento privado nas suas circunscrições , com vista o aumentar a base tributária e/ou arrecadação de receitas fiscais,
No quadro do Programa Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, Filomena Miza recomendou maior investimento na agricultura familiar, saneamento básico, Educação e Saúde.
Recomendou igualmente, uma maior aposta na Cultura, através do resgate dos hábitos e costumes dos povos que formam o mosaico éctnico da região.
Para a governadora, é importante que se aproveite as artes locais e alguns rituais para a promoção do turismo cultural, com vista o aumento das fontes de arrecadação de receitas.
Apelou também, a necessidade das administrações municipais apostarem na massificação do desporto, apoiando as associações desportivas e os clubes, sobretudo com material desportivo e investimentos em infraestruturas.
"Vamos trabalhar de forma incansável, porque tenho a certeza que formei uma equipa forte, jovem, criactiva, resiliente, capacidade e que está para servir e não ser servido", concluiu.
Filomena Miza nomeou Agnaldo Cahilo, Esmeralda Maximata, Victória Diosnes, James Machado,Jacinto Valente, João Naweje, Januário Cambolo e Maria Ngambo, nomeados para os cargos de administradores municipais do Dundo, Xá-Cassau, Luremo, Mussungue, Cassange Calucala, Canzar, Camaxilo e Luange, respectivamente.
No mesmo despacho, nomeou Judith Culima, Verônica Antônio, Gonçalves Júnior , Daniel Mutaza, Adriano Muandumba, Rui Viago, para os cargos de administradores municipais do Chitato, Xá-muteba, Caungula, Cuilo, Lucapa e Capenda-Camulemba, respectivamente.HD