Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, apelou sexta-feira, os órgãos de defesa e segurança a reforçarem os mecanismos de combate ao contrabando de combustível, garimpo e tráfico de diamantes, em 2025.
A governante fez este apelo durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, sublinhando que tais crimes colocam em causa a estabilidade social e económica do país , por impossibilitar a arrecadação de receitas para os cofres do Estado.
Filomena Miza, apelou igualmente o reforço do combate à imigração ilegal, principalmente no actual contexto, em que a República Democrática do Congo (RDC), com quem Angola faz fronteira, regista o surgimento de vários surtos, com realce para a varíola dos macacos.
Por outro lado, informou que dados da Polícia Nacional, indicam que em 2024, foram expulsos do país , 10.699 cidadãos da RDC, por entrada e permanência ilegal no território nacional..
Acrescentou que durante o ano foram registados mil e 730 crimes económicos, 572 acidentes de viação, causando a morte de 124 cidadãos e ferimemtos ligeiros e graves à outros 700.
Destacou igualmente a apreensão de 29.550 litros de combustível por contrabando, cujo destino seria a República Democrática do Congo, onde seria comercializado.
A governante apelou também , o reforço do policiamento de proximidade nas comunidades, visando o combate cerrado da vandalização dos bens públicos.
Apelou a população no sentido de continuar a colaborar com as autoridades, através de denúncias, para que os autores de vários crimes , com realce para o contrabando, auxílio à imigração ilegal, garimpo de diamantes, vandalização de bens públicos, sejam responsabilizados civil e criminalmente.JVL/HD