Ondjiva – A governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, orientou, recentemente, em Ondjiva, maior dinamismo ao grupo técnico que vai tratar de assuntos ligados à implementação da nova divisão política administrativa da província.
Falando na reunião da constituição do grupo técnico, disse que a província foi beneficiada com oito novos municípios, passando de seis para 14, cuja implementação está prevista para Janeiro de 2025.
Nesta senda, disse que com a aprovação da Lei 14/24 da nova divisão política administrativa e do Despacho Presidencial nº 262/2024 de 31 de Outubro, ordena a criação de grupos técnicos encarregues na execução de tarefas para sua execução.
Gerdina Didalelwa salientou que para sua efectivação o governo criou três subgrupos para tratar da criação de condições para albergar os serviços municipais com dedicação e urgência, para que até a data prevista seja efectivada.
Durante o encontro foi apresentado aos membros do referido grupo técnico, fixação do prazo para elaboração das tarefas e cronogramas de acção.
Para a província do Cunene o novo regime jurídico criou oito novos municípios, nomeadamente Cafima, Nehone, Chiedi, Mupa, Chissuata, Naulila, Chitado e Mucope.
O objectivo da divisão político-administrativa é promover o desenvolvimento equilibrado do território nacional, combater as assimetrias e aproximar os serviços públicos aos cidadãos, tendo em conta as exigências do crescimento demográfico e das infra-estruturas.
Além de garantir a ocupação integral do território e racionalizar os serviços da administração do Estado, aumentado a sua eficácia, eficiência e equidade.FI/LHE/ART