Dundo - A governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, pediu hoje, segunda-feira, ao novo delegado provincial do Interior e comandante da Polícia Nacional, Gerson Miguel, a implementar medidas rigorosas para o combate eficiente ao tráfico ilícito de diamantes.
A governante fez este apelo durante a cerimónia de apresentação do novo comandante e do director provincial do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Gerson Miguel e Francisco António.
A governadora disse serem necessárias acções conjuntas, entre os órgãos de defesa e segurança, para o combate cerrado dos focos de garimbo de diamantes, contrabando de combustível, tráfico e rapto de menores, sobretudo ao longo dos postos fronteiriços com a República Democrática do Congo (RDC).
Deolinda Satula pediu, igualmente, acções concrectas para o combate à imigração ilegal, vandalização dos bens públicos, intensificação do policiamento de proximidade, crimes organizados, tráfico de menores, entre outros.
Por seu turno, o comandante-geral da Polícia Nacional, Arnaldo Manuel Carlos, pediu apoio institucional e material do governo local, visando a melhoria da segurança pública e o cumprimento das missões impostas à Polícia Nacional.
Ao novo comandante, recomendou trabalho, empenho, dedicação, rigor, espírito de equipa e patriotismo nas suas actuações, visando garantir a segurança e estabilidade social e política.
O novo comandante substitui o comissário Alfredo Quintino "Nilo", que esteve quatro anos no cargo.