Luanda – A governadora do Cuanza Sul, Mara Baptista Quiosa, advogou esta quarta-feira, em Luanda, a necessidade da formação contínua dos administradores municipais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
Mara Quiosa falava à margem do Curso de Introdução ao Serviço Público para os Órgãos Locais, com a participação dos administradores municipais e quadros seniores dos municípios do país, numa promoção do Ministério da Administração do Território (MAT).
Em relação à nova Divisão Político-Administrativa (DPA), disse que deslumbram-se muitos desafios, que também serão acompanhados de constrangimentos, próprios de um processo do gênero.
Deu a conhecer que estão a trabalhar de forma criteriosa para encontrarem os melhores quadros que vão assumir a partir do próximo ano os novos municípios, no sentido de haver uma nova dinâmica no atendimento à população.
Por outro lado, o governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, entende que só haverá administração com qualidade e de qualidade, com administradores capazes de desenvolver o verdadeiro papel de servidor da administração local.
Frisou que a formação vai, de um modo geral, ajudar os gestores dos municípios a ganharem uma visão micro e macro do ponto de vista da gestão pública, para caminhar com eficácia e transparência na execução administrativa e financeira dos recursos do Estado.
Participam da formação, que decorre no Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), administradores municipais, técnicos superiores dos municípios de Luanda, Huambo e Lunda Sul, no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) LDN/DC