Huambo – A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, apelou, este sábado, aos cidadãos a elevarem o sentido de cidadania e de patriotismo em prol do desenvolvimento da Nação.
Numa mensagem de exortação chegada à ANGOP, em alusão ao Dia de Início da Luta Armada de Libertação Nacional, que se assinala domingo, sob o lema “4 de Fevereiro de 2024: Preservando os valores da Pátria, honremos os nossos heróis”, disse ser importante que cada cidadão, independentemente, do município onde estiver eleve o seu sentido cívico e patriotismo.
Lembrou que o 4 de Fevereiro não é apenas um marco histórico, mas um tributo ao despertar o nacionalismo angolano que culminou com a proclamação da Independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
Conforme a governante, este feito, juntamente com outras conquistas, como a paz, a reconciliação nacional, a integridade do solo pátrio e a democracia, deve e merece ser preservado por todos os angolanos.
Por esta razão, exortou a população a participar com entusiasmo em todas as actividades sociais, políticas, culturais, desportivas, recreativas e outras de carácter público, programadas para exaltar os valores da Pátria e o exemplo abnegado dos heróis do 4 de Fevereiro.
Sublinhou que a data relembra, de Cabinda ao Cunene, a histórica madrugada de 4 de Fevereiro de 1961, quando o heroísmo e a bravura de grandes guerreiros desafiaram a opressão colonial portuguesa em Luanda, para libertar os seus concidadãos que se encontravam encarcerados e em condições desumanas por contestarem os maus-tratos e as péssimas condições a que estavam submetidos.
O 4 de Fevereiro de 1961 é considerado um marco importante da luta africana contra o colonialismo, numa tradição de resistência contra a ocupação que vinha desde os povos de Kassanje, do Ndongo e do Planalto Central.
Os acontecimentos de Fevereiro de 1961 traduziram-se assim numa sublime expressão de nacionalismo, demonstrada pelos angolanos. ALH