Golungo Alto- A nova Divisão Político-Administrativa (DPA) aprovada em Agosto, pela Assembleia Nacional, vai reduzir as assimetrias regionais e trazer desenvolvimento nos vários sectores da vida pública, reiterou o governador provincial do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar.
O governante que falava por ocasião do 4 de Janeiro, Dia dos Mártires da Repressão Colonial, acrescentou que a nova DPA em vigor desde o dia 1 de Janeiro deste ano, vai igualmente, diminuir as distâncias dos cidadãos a procura dos serviços administrativos do Estado.
Assinalou que esta acção vai permitir a construção de infra-estruturas de apoio às administrações municipais, bem como dos sectores da Educação, Saúde, estradas, entre outros.
“Para além de aproximar as regiões, as novas circunscrições provinciais e municipais criadas, terão orçamentos próprios e infra-estruturas, com vista a melhoria da vida da população”, disse.
No Cuanza-Norte, sete comunas ascenderam à categoria de municípios, nomeadamente Aldeia Nova e Caculo Cabaça (Banga), Tango e Luínga (Ambaca), Terreiro (Bolongongo), Massangano (Cambambe) e Cerca (Golungo Alto). EFM/DS/PBC