Ganda - O governador de Benguela, Luís Nunes, reafirmou esta sexta feira, na Ganda, o comprometimento na conclusão das obras do programa emergencial das cidades do litoral da província.
Luís Nunes, que discursava no dia da Independência Nacional, 11 de Novembro, referiu-se sobre a modernização das infra-estruturas públicas nos mais variados segmentos da sociedade, em prol da dignidade das populações das cidades do Lobito, Catumbela, Benguela e Baía Farta.
"A conjuntura mundial não se afigura fácil e só com trabalho e responsabilidade podemos ultrapassar mais estes desafios", defendeu.
O governador exortou todos os servidores públicos a responder com o mais elevado sentido de patriotismo, a missão que a pátria confia.
Referiu-se a programas prioritários como a Educação e a Saúde, que afirmou estarem na linha da frente, não esquecendo as vias de comunicação, a segurança pública, a energia e água e o contínuo combate à fome e a pobreza.
Fez questão de incentivar o uso correcto e responsável das unidades de ensino já inaugurados e colocadas ao dispor das comunidades, para criar melhores condições de frequência às aulas das crianças que se encontram a estudar em condições precárias.
No que toca à diversificação da economia, o governador sublinhou que o Executivo tem redobrado esforços no sentido de fazer chegar insumos agrícolas e incentivos à mecanização, bem como a implementação de um programa de apoio ao crédito para o sector produtivo.
Sobre este facto, lembrou sobre o processo de escoamento de produtos do campo para os grandes centros comerciais, com a entrega de meios rolantes, no âmbito do programa de desenvolvimento do comércio rural.
Luís Nunes sublinhou o respeito, agradecimento, coragem e bravura dos homens e mulheres que dedicaram a sua vida para a liberdade dos angolanos.
"Saibamos honrar os símbolos da nação e da unidade, em prol do desenvolvimento, rumo a um futuro melhor para todos e para as gerações vindouras", afirmou.
Acrescentou ainda que, "se numa primeira fase da Independência, lutamos para a consolidação da soberania, somos também um exemplo para a África e o mundo no processo de paz e reconciliação nacional.
Angola comemorou na última sexta-feira, 11 de Novembro, o 47º aniversário da Independência Nacional.