Luena – O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, recomendou esta, esta quinta-feira, aos administradores municipais para produção de dados estatísticos, com vista a aferir a eficácia da implementação do Programa de Combate a Pobreza nas comunidades.
O dirigente, que falava durante o acto de empossamento dos administradores municipais do Lumbala Nguimbo, do Luena e Cangamba, Benilson Bambi,Bernardo Tchissola, Quintas Sempieca, respectivamente, disse que há necessidade de produzir dados para aferir o resultado deste programa do governo nas comunidades.
“Precisamos saber quantos saíram da pobreza extrema e deixaram de ser pobrezas”, disse.
Não obstante, Ernesto Muangala reconheceu a existência de vários segmentos sociais que enfrentam pobreza extrema, tendo apelado aos gestores públicos para melhor direccionamento e aplicação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Por outro lado, o governador reiterou o apelo sobre a necessidade dos administradores municipais primarem por uma gestão transparente dos recursos públicos que a eles são confiados, com vista à resolução dos problemas da população.
A governação de proximidade para identificação dos problemas da população é outra recomendação do governador provincial aos administradores empossados.
Administradores prometem trabalho para a inversão do quadro social das famílias
Para o administrador municipal de Cangamba, Quintas Sempieca, a prioridade passa pela aposta na massificação da agricultura, atenção aos cuidados primários de saúde e melhoria do sector educativo, com vista ao desenvolvimento da região e fortalecimento das famílias.
Já o administrador municipal do Luena, Bernardo Tchissola, disse que vai priorizar o saneamento básico e melhorar os espaços verdes da cidade capital.
Por sua vez, o abastecimento de água potável, expansão da rede eléctrica e a capacitação das associações agrícolas são as prioridades da administração do Lumbala Nguimbo, conforme o seu administrador Benilson Bambi.
Com a Divisão Político-Administrativa, a província do Moxico passou de nove para 12 municípios, nomeadamente, Alto Cuito, Camanongue, Cangamba, Cangumbe, Leua, Lucusse, Luena, Lutembo, Lumbala Nguimbo, Ninda, Chiúme e Lituai. TC/YD