Luau– O governador da província do Moxico Leste, Crispiniano dos Santos, recomendou, este domingo, no Luau, uma participação activa das organizações sociais no processo de desenvolvimento desta região do país.
O governador fez este apelo quando falava à imprensa no final de uma missa na paróquia Santa Terezinha, afecta à igreja católica, no quadro de uma visita de trabalho que desenvolveu naquele município fronteiriço, a mais de 250 quilómetros a Norte da sede provincial (Cazombo).
O dirigente reconheceu que as organizações sociais, com destaque para as igrejas, desempenham um papel fundamental na moralização da sociedade, bem como nos sectores da educação e formação técnico-profissional dos cidadãos.
Crispiniano dos Santos prometeu manter a colaboração com estas organizações, com vista a se encontrar estratégias para o desenvolvimento da circunscrição.
“Vamos interagir com todos parceiros para fazermos uma província próspera e digna de se viver”, disse.
Crispianodos Santos, que assumiu recentemente a gestão da província do Moxico Leste, habitada por mais de 300 mil pessoas, cumpriu uma agenda de trabalho no município do Luau, onde avaliou as condições socio-económicas da região.
Entre os projectos radiografados, destacam-se as obras de construção da Estrada Nacional (EN250), entre os municípios do Luau e Cameia, do parque fotovoltaico, com capacidade de gerar 32,2 megawatts, cuja conclusão está prevista para o final do corrente ano.
Crispiniano dos Santos constatou igualmente o aeroporto local “General Rafael Sapilinha Sambalanga”, uma infra-estrutura moderna, com uma pista de 2.600 metros de comprimento e 45 metros de largura, bem como o Hospital Geral do Luau, inaugurado há um ano.
A província do Moxico Leste tem como capital a vila de Cazombo, que dista a mais de mil 500 quilómetros da capital do país (Luanda), composta por nove municípios e quatro comunas. TC/HD