Mbanza Kongo – O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, pediu esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, aos administradores dos novos municípios recentemente criados, maior rigor e responsabilidade na gestão do erário.
Ao intervir no acto de empossamento dos cinco novos administradores dos municípios do Luvo, Quêlo, Serra da Kanda, Kindege e Lufico, o governante assegurou que as novas circunscrições saídas da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) do país precisam de infra-estruturas capazes de darem resposta urgente aos problemas que afligem os habitantes dessas novas localidades.
“Coloquem os dinheiros que passarão a receber em projectos sociais para, de forma paulatina, melhorarem as condições de vida da população. Tenham cuidado do erário para não serem responsabilizados criminalmente”, advertiu o governador.
Exortou os novos gestores no sentido de apostarem na produção local, tendo em conta as potencialidades da região, assim como na elaboração de planos directores dos respectivos municípios.
Novos administradores definem prioridades
A reabilitação das vias de comunicação, a construção de novas infra-estruturas sociais e o fomento da actividade agrícola foram apontados com os principais desafios dos novos gestores, que hoje iniciam funções.
Para o administrador municipal do Quêlo, José Suca Londa, a integração das comunidades na elaboração de projectos de impacto social vai nortear o seu consulado, naquela circunscrição antes adstrita ao município do Soyo.
A melhoria das vias de comunicação para facilitar o escoamento dos produtos do campo para os principais centros de consumo, bem como a edificação de mais infra-estruturas nos sectores da educação e saúde consta, também, das prioridades do seu mandato.
Por sua vez, o administrador do Kindege, Alberto Carlos, a par da melhoria das vias de acesso, à electrificação da sede municipal consta, igualmente, do leque dos projectos a serem executados em prol dos habitantes locais.
Para a nova administradora municipal do Lufico, antes comuna do município do Nóqui, Maria dos Anjos Wazika, o sucesso das acções a serem implementadas dependerá dos valores que a circunscrição passará a beneficiar por quem de direito, para a resolução dos principais problemas da população.
Já a administradora do município da Serra da Kanda, Ana Matondo, o principal desafio passa pela reposição da circulação rodoviária interrompida há mais de seis anos, por mau estado desta via que une a localidade com a sede municipal do Cuimba.
Tomaram posse, os administradores municipais, Agostinho Dias Zantoto (Luvo), Ana Matondo (Serra da Kanda), Alberto Domingos Carlos (Kindege), Maria dos Anjos Wazika (Lufico) e José Londa (Quêlo).
Com esses novos municípios, a província do Zaire passa de seis para 11 municípios, a saber: Mbanza Kongo (capital), Soyo, Cuimba, Nzeto, Tomboco, Noqui, Kindege, Lufico, Luvo, Serra da Kanda e Quêlo. DA/JL