Golungo Alto - O governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, enalteceu sábado, no município do Golungo Alto, a participação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, na produção agrícola com vista ao combate à fome e à pobreza na região.
Afirmou que essa participação se traduz na constituição de cooperativas agrícolas, que estão a contribuir para o aumento da produção agrícola em toda província.
Fez saber que o Governo do Cuanza-Norte tem gizado esforços para a reintegração desta franja na sociedade, com a entrega de kits profissionais e outros meios, no âmbito do Programa Integrado de Combate à Fome e à Pobreza.
João Diogo Gaspar teceu tais declarações durante o acto comemorativo do 4 de Janeiro, Dia dos Mártires da Repressão Colonial da Baixa de Cassanje, tendo solicitado maior reconhecimento do sacrifício consentido por aqueles que deram as suas vidas em prol da libertação e dignidade do povo angolano.
Para o governante, a data além de glorificar os angolanos, deve constituir um momento para o reforço do compromisso com os valores da justiça, igualdade e soberania que guiaram os angolanos na luta pela Independência Nacional.
Defendeu, por isso, uma maior divulgação da data e da história de luta do povo angolano, sobretudo, a juventude.
"Precisamos continuar a transmitir à juventude angolana, seja qual for a sua filiação partidária, cor ou credo religioso, o quanto custou a nossa liberdade e a Independência Nacional, alcançada no dia 11 de Novembro de 1975", sublinhou.
Dados do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria indicam que estão controlados na região cerca de cinco mil pensionistas, entre ex-combatentes, viúvas e órfãos. EFM/DS/PBC