Mbanza Kongo – O governador da província do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, destacou, este sábado, em Mbanza Kongo, o sacrifício consentido pelos antigos combatentes e veteranos da pátria na luta contra o colonialismo português.
Ao intervir no acto simbólico comemorativo ao 15 de Janeiro, Dia dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, o governador reiterou a vontade e o empenho do Executivo angolano em continuar a trabalhar para, de forma paulatina, melhorar as condições de vida desta franja da sociedade.
Segundo disse, os angolanos continuarão a honrar e defender as conquistas já alcançadas nos mais variados domínios da vida política, económica e social.
Para as novas gerações, Pedro Makita Armando Júlia, apelou à contínua educação patriótica, solidariedade, respeito e amor ao próximo por formas a honrar e dignificar todos aqueles que sacrificaram as suas vidas em prol da pátria.
Por sua vez, o director do gabinete provincial dos Antigos Combatentes e Veterano da Pátria, Domingos Rafael, além de defender o aumento da pensão atribuída mensalmente aos antigos combatentes solicitou, também, a subvenção da tarifa de energia eléctrica e água potável em prol dos seus assistidos.
O gabinete provincial dos Antigos Combatente e Veteranos da Pátria no Zaire controla quatro mil 933 assistidos, entre antigos combatentes, deficientes físicos de guerra e órfãos de guerra.