Uíge – O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, apelou, nesta terça-feira, no município de Sanza-Pombo, ao respeito e à unidade pela diferença partidária, visando cultivar a convivência saudável entre os angolanos.
José Carvalho da Rocha, que se deslocou ao Município de Sanza-Pombo para constatar os danos dos actos de vandalismo protagonizados por supostos militantes da UNITA, destacou a importância da preservação da paz entre os angolanos.
No sábado, supostos militantes da UNITA vandalizaram o centro de produção da Rádio Nacional de Angola (RNA) no município de Sanza Pombo e o Comité Municipal do MPLA, devido a um desentendimento com membros afectos ao partido no poder.
A briga resultou em sete feridos, três internaram no Hospital Municipal de Sanza-Pombo, dois dos quais transferidos para o Hospital Provincial do Uíge.
Em função do ocorrido, o governante apelou à população a ter calma diante de provocações de pessoas que pretendem criar instabilidade no seio dos angolanos.
Aproximando-se do período das eleições gerais, José Carvalho da Rocha destacou a importância de se cultivar a paz e a unidade nacional.
Durante a sua permanência no município de Sanza-Pombo, o governador entregou medicamentos para o combate de várias doenças no hospital local, visitou o centro de produção da Rádio Nacional de Angola (RNA), o Comité Municipal do MPLA e a residência da administradora local, vandalizados por supostos militantes da UNITA.
Por sua vez, o vigário paroquial da Igreja Católica no Município de Sanza-Pombo, padre Levidi Viriato, defendeu a necessidade do fortalecimento do diálogo e da reconciliação nacional, para evitar que a população prime pela violência.
Para o religioso, é necessário que os partidos criem programas de formação de militantes, para evitar actos de violência no país.