Luau – O Governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, apelou às autoridades administrativas do município do Luau, maior eficácia no combate aos crimes de tráficos de seres humanos e contrabando de combustível naquela região fronteiriça.
O governante que falava no acto de apresentação da nova administrador municipal, Ester Vumbi Celestino, em substituição de Filomena Miza, Muangala recomendou à nova gestor do município maior colaboração e apoio à Polícia Nacional para o combate “destes males identificados” que prejudicam a população.
Ernesto Muangala defendeu, igualmente, maior comprometimento na resolução dos problemas sociais, que afectam a população, principalmente o défice de corrente eléctrica e água potável na residência dos munícipes.
Apelou à nova administradora para um acompanhamento permanente da obra de construção da Central Fotovoltaica do Luau, projecto energético com capacidade de 32 Megawatts, que prevê beneficiar milhares de pessoas.
Por outro lado, Muangala apelou uma gestão participativa, com a inclusão das comunidades na gestão dos problemas do município, melhoria da imagem da vila, cuidado com o saneamento e manutenção dos edifícios e outros bens públicos.
A nova administradora do Luau desempenhou até então o cargo de directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família, Promoção e Igualdade de Género.
Situado 334 quilómetros a leste do Luena, capital da província do Moxico, o município fronteiriço do Luau conta com uma população acima de 100 mil habitantes, na sua maioria camponeses. TC/YD