Mongu - (Do Enviado Especial) – O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, manifestou, esta segunda-feira, na cidade de Mongu, capital da província Ocidental da Zâmbia, interesse de cooperar nos sectores da saúde, educação, turismo, comércio e agricultura para acelerar o desenvolvimento da província.
Ernesto Muangala manifestou o interesse de cooperar com essa província limítrofe com o município dos Bundas, província do Moxico, após visitar a sede do Governo Provincial, no quadro da deslocação que efectua nesta região com duração de três dias.
Segundo o governador, existe uma prioridade de identificar especialistas médicos desta província Ocidental para reforçarem o sistema sanitário do Moxico, principalmente das regiões limítrofes, além do sector da educação, sobretudo no ensino da lingua inglesa à população do Moxico.
“O governo angolano está empenhado em reconstruir as estradas que decorrerão durante o quinquénio 2022/2027 para interligar-se aos países vizinhos”, reafirmou Ernesto Muangala, em breves declarações aos jornalistas nacionais e estrangeiros após um encontro com o seu homólogo, Capelua Mbangweta.
Por sua vez, o primeiro-ministro (governador) da província Ocidental, Capelua Mbangweta, disse que a população local aguarda com ansiedade o cumprimento dos projectos comuns acordados, um dos quais a construção de uma estrada que liga a província Ocidental da Zâmbia ao município dos Bundas, província do Moxico.
“Nós já demos muitos avanços nesse capítulo, aguardando que a parte angolana cumpra com a sua”, afirmou, após Ernesto Muangala, governador do Moxico, ter reafirmado que o Governo Angolano cumprirá a sua parte durante o quinquénio em curso.
O governador provincial do Moxico cumpre desde hoje, segunda-feira, uma visita de trabalho de três dias à província Ocidental, na República da Zâmbia, durante a qual participará na 1ª sessão de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural Moxico-Província Ocidental.
Neste primeiro dos três dias de trabalho nessa província situada a Oeste da Zâmbia e a Leste de Angola, Ernesto Muangala e a sua delegação visitou a sede do Governo Provincial local e o Palácio Real Barotse, instalados no Distrito de Mongu, capital da província Ocidental. YD