Luau – O governador da província do Moxico Leste, Crispiniano dos Santos, iniciou sexta-feira, a cumprir uma agenda de trabalho no município do Luau, a norte de Cazombo (capital), para avaliar as condições socioeconómicas da região.
A visita do governante, que assumiu recentemente a gestão daquela parcela do território nacional, habitada por mais de 300 mil pessoas, visa constatar as condições das vias de comunicação entre Luau e Cazombo, num percurso de mais de 200 quilómetros, conforme apurou a ANGOP.
A conclusão das obras de asfaltagem da Estrada Nacional (EN250), concretamente no troço de 160 quilómetros entre Marco 25/Cazombo, é um dos maiores anseios da população daquela província, recentemente institucionalizada, de modo a estimular o desenvolvimento da circunscrição.
Para este sábado, o governador provincial prevê constatar o andamento das obras de construção do parque fotovoltaico daquela circunscrição, com capacidade de gerar 32,2 megawatts, cuja conclusão está prevista para o final do corrente ano.
Crispiniano dos Santos vai, igualmente, constatar o aeroporto local “General Rafael Sapilinha Sambalanga” uma infra-estrutura moderna, com uma pista de 2.600 metros de comprimento e 45 metros de largura, localizado a 10 quilómetros da vila do Luau.
O Hospital Geral do Luau, inaugurado há um ano, o posto fronteiriço com a República Democrática do Congo (RDC) e o Instituto Técnico Agrário local serão outros pontos a serem constatados pelo governante, para aferir o grau de funcionamento.
A província do Moxico Leste tem como capital a vila de Cazombo, que dista a mais de mil 700 quilómetros da capital do país (Luanda), composta por nove municípios e quatro comunas.
A nova província do Moxico Leste surgiu ao abrigo da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) de Angola, aprovada a 14 de Agosto de 2024, pela Assembleia Nacional. TC/HD