Luena - O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, defendeu, este domingo, no Luena, a união dos angolanos para se erguer uma nação próspera e democrática, para se perpectuar os ensinamentos do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
O governante falava no acto provincial alusivo ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, celebrado sob o lema "Juntos para o Desenvolvimento de Angola”, numa cerimónia decorrida no Complexo Turísticos Monumento à Paz.
Ressaltou a dimensão política e humanista de Agostinho Neto no processo de libertação do país, "dando o seu melhor para o bem de Angola".
Segundo Muangala, as obras e pensamentos de Neto ajudam a consolidar o processo político nacional e trabalhar para a resolução dos problemas da população, aumentando a oferta dos serviços básicos e o reforço da democracia participativa, para construção de uma nação "feliz".
António Agostinho Neto nasceu em Icolo e Bengo a 17 de Setembro de 1922 e morreu em Moscovo a 10 de Setembro de 1979.
Foi médico, escritor e político angolano. Em 1975 proclamou a Independência Nacional e tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. TC/YD