Solwezi (Do enviado especial) - O governador província do Moxico, Ernesto Muangala, apelou, esta terça-feira, à comunidade angolana residente na Zâmbia para respeitar as leis locais e manter uma sã convivência no país vizinho.
Muangala falava durante um encontro com a comunidade angolana residente na cidade de Solwezi, capital da Noroeste da Zâmbia, onde vivem mais de 600 mil angolanos, entre ex-refugiados e residentes.
“É necessário manter uma sã convivência com as leis desse país, nosso vizinho, para que nos possam respeitar e garantir condições de habitabilidade, cooperação e parcerias”, disse, o governador do Moxico que se encontra em Solwezi para o II Fórum de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural Moxico/Noroeste.
Noutra perspectiva, Muangala deu a conhecer aos angolanos radicados nessa região zambiana, os avanços que o país vai dando no capítulo da reconstrução, desde infra-estrutura rodoviárias que vão ligar Moxico com as províncias vizinhas da Zâmbia.
Na sua alocução, Ernesto Muangala destacou as vantagens que as estradas trarão para a livre circulação de pessoas e bens, trocas comerciais e tornar mais fortes as relações culturais, históricas e socioeconômicas com os países vizinhos.
Por sua vez, o representante da comunidade angolana em Solwezi, Mateus Kahaku, destacou a iniciativa do governador de auscultar os angolanos residentes, assim como solicitou apoio social, inputs agrícolas, meios de transportes para o fomento agrícola.
Segundo Mateus Kahaku, a população local está disponível para voltar ao país e contribuir no seu desenvolvimento, desde que se lhes garanta condições de empregabilidade, uma vez que a comunidade possui pessoal técnico-profissional capaz de colmatar o défice de quadro existente.
O encontro decorreu na sede do Consulado Geral de Angola em Solwezi, província do Noroeste da Zâmbia. YD