Saurimo – O governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, disse esta quarta-feira, que os feitos dos Antigos Combatentes que resultou na conquista da Independência Nacional, deve constituir um legado para a promoção de valores, da coragem, resiliência, do patriotismo e do desenvolvimento sustentável.
Discursando no acto central do Dia do Antigo Combatente, que hoje se assinala , o governante reiterou que o seu governo tem estado a trabalhar para melhorar a condição social desta franja, exemplificando a construção de um centro médico para o atendimento exclusivo dos ex guerrilheiros e seus familiares.
Fez saber que estão a ser envidados esforços para a isenção de propinas para os filhos dos antigos combatentes no ensino superior, facilitação concessão de créditos à esta franja, num trabalho conjunto com a banca, no âmbito da inserção produtiva desta franja.
Por outro lado, sublinhou que a relevância do 15 de Janeiro deve transcender os interesses pessoais e partidários, na medida em que os angolanos envolvidos neste processo foram movidos pelos ideais da liberdade e justiça social.
O acto político foi antecedido por uma cerimónia de deposição de coroas de flores no busto do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, onde participaram o secretário de Estado para os Antigos Combatentes, Domingos Tchikanha, governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, membros do governo local, ex guerrilheiros, autoridades tradicionais, entre outras entidades.
Sob lema Angola "50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas alcançadas, Construindo um futuro Melhor”, o acto central , que decorre na cidade de Saurimo, está a ser orientado pelo secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Tchikanha.
O 15 de Janeiro foi instituído como Dia Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, para homenagear e dignificar os heróis da luta de libertação nacional e defesa da pátria, os quais, com sangue e suor, deram o seu melhor para a conquista da independência e salvaguarda do Estado angolano.JW/HD