Malanje- O governador Marcos Nhunga, apontou esta quinta-feira a necessidade de se dinamizar a base económica de Malanje, com a exploração dos recursos locais dos sectores da agricultura, agro-indústria, pecuária e do turismo.
O dirigente, que apresentava as preocupações e desafios do governo local para o quinquénio 2022/2027, ao Presidente da República, João Lourenço, precisou que, com a exploração desses ramos, Malanje poderá contribuir de forma significativa na arrecadação de receitas para o país.
De acordo com o governante, o turismo é um dos sectores que se deve alavancar com a construção de infra-estruturas de apoio nas zonas turísticas, cuja parceria público-privado seria uma das melhores opções para o seu progresso.
Destacou como prioridades do programa de acção, a recuperação, expansão e melhoria da rede viária a nível da província, no âmbito da aprovação pelo Executivo dos 400 quilómetros de estradas e a construção de uma circular na cidade de Malanje, visando desafogar o tráfego rodoviário.
Considerou fundamental a conclusão das obras de terraplanagem das sedes municipais das comunas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), por formas a melhorar a imagem das circunscrições e facilitar o escoamento dos produtos do campo para a cidade.
Assinalou como prioridades a colocação de energia e água da rede pública em 10 dos 14 municípios da província, cujos projectos estruturantes estão em curso para se inverter o quadro.
Disse ser necessário que se apetreche com equipamentos e técnicos os centros de saúde e estabelecimentos de ensino construídos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), para serem colocados ao serviço da população.
O governador pediu que se dê celeridade na resolução dos problemas de saúde, com destaque para o Hospital Regional de Malanje, que carece de reabilitação, banco de urgência e laboratórios, assim como solicitou a colocação de especialistas nos centros de saúde construídos nos bairros da cidade de Malanje, por formas a desafogar a maior unidade sanitária da província.
O Presidente da República, que orientou hoje uma reunião com os membros do governo da província e auxiliares do Titular do Poder Executivo, assistiu a um vídeo que ilustrou as dificuldades e realizações do governo local.
No cumprimento da sua agenda de trabalho, o Presidente da República visitou uma feira agropecuária.
No primeiro dia de trabalho na província de Malanje, João Lourenço visitou a Companhia de Bioenergia (BIOCOM), vocacionada ao fabrico de açúcar e a fazenda Quizenga Lutete, empreendimentos localizados no município de Cacuso .PBC