Mbanza Kongo – O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, anunciou, esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, que o desempenho dos agentes públicos locais passará, doravante, a ser avaliado anualmente.
Ao intervir no acto de tomada de posse dos novos funcionários públicos, admitidos no concurso de 2022, o governante avançou que o sector dos recursos humanos do Governo local fará chegar, em tempo oportuno, as fichas de avaliação do desempenho individual.
Adriano Mendes de Carvalho disse haver uma recomendação, a nível da administração pública no país, para a implementação do sistema de controlo biométrico sobre os funcionários públicos, de modo a se banir certas práticas indecorosas.
Destacou, como um dos comportamentos que comprometem o funcionamento das instituições públicas locais, a ausência constante nos locais de trabalho sem a prévia autorização das autoridades competentes, sobretudo nos fins-de-semana e feriados prolongados.
Referiu-se, também, ao desrespeito da ética e deontologia profissional por parte de certos agentes públicos, traduzida na fuga de informações, injúrias, difamação e outras práticas desaconselháveis.
Pelo que, apelou aos 118 novos funcionários a observar, com elevado rigor, a ética e deontologia profissional, a assiduidade, pontualidade e a eficiência no exercício das suas actividades.
Na ocasião, tomaram posse, 31 técnicos superiores, 45 técnicos médios de terceira classe, 18 escriturários dactilógrafos, um auxiliar da administração de segunda classe, 21 operários qualificados de segunda classe.
A lista inclui, ainda, dois operários não qualificados de segunda classe, todos admitidos no concurso público de ingresso referente ao ano de 2022 realizado na região.
O jovem Manuel José Nsoki, colocado na Administração Municipal do Nzeto, como técnico superior de segunda classe, comprometeu-se a cumprir a ética e deontologia profissional que rege a função pública.
Rogério António, jurista, que vai exercer as suas actividades no município do Nóqui, reconheceu ser um grande desafio, pelo que prometeu cumprir os normativos que regem o funcionalismo público no país.
Por sua vez, Nzuzi Maciela, admitida no município de Mbanza Kongo, na área administrativa, disse sentir-se comprometida em trabalhar para a contínua melhoria na prestação dos serviços à população.
O acto de tomada de posse dos novos funcionários públicos, que decorreu no anfiteatro do segundo edifício do Governo local, foi testemunhado por membros deste pelouro. DA/PMV/JL