Luanda - O Grupo de Mulheres Parlamentares (GMP) promove esta quarta-feira, em Luanda, um workshop para abordar assuntos de conscielização para a promoção do empoderamento e de uma educação inclusiva de qualidade para mulheres e meninas em África.
Conforme uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, o encontro vai debater temas como "A importância da educação e da formação profissional no empoderamento da mulher africana", "A jovem mulher africana e a prossecução dos valores morais e culturais" e "Os desafios da mulher africana, a liderança, a inovação e empreendedorismo".
O workshop, que vai servir para assinalar o 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, reserva ainda uma exposição fotográfica, arte e moda africana, com o lema “Investir na educação: Garantir o Futuro das Mulheres e Meninas em África”.
Com esta iniciativa, o GMP espera criar uma plataforma de discussões sobre os patamares já alcançados pelas mulheres em África e em Angola, em particular, para que possam ser traçados planos para o futuro estatuto da mulher no país, e reflectir para enriquecer os esforços em prol do empoderamento da mulher africana.
Instituído a 31 de Julho 1962, o Dia da Mulher Africana é considerado um marco histórico no contexto das nações africanas.
A efeméride constitui um momento crucial para relembrar e homenagear as líderes africanas que contribuíram na luta pela igualdade de direitos.
Foi nesta data que, pela primeira vez, as mulheres africanas reuniram-se em Dar-es-Salaam, Tanzânia, para a criação da Organização Pan-africana da Mulher, com o objectivo de melhorar as condições da mulher em África e de promover a sua emancipação. MGM/VIC