Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ghana aposta na agricultura para potenciar África

     Política              
  • Luanda • Domingo, 01 Agosto de 2021 | 09h56
Bandeira do Ghana
Bandeira do Ghana
Divulgação

Accra (Dos enviados especiais) – Antiga colónia britânica, o Ghana é actualmente uma das economias mais diversificadas em África, região onde tem vindo a reforçar a sua aposta na agricultura, na perspectiva dos desafios da Zona de Livre Comércio Africano (ZLCA).

Há dois anos, a Pátria de Nkwame Krumah e Jerry Rawlings promove um forte programa de incentivos nesse domínio, com a distribuição regular de sementes melhoradas e fertilizantes a mais de 200 mil agricultores, a fim de se tornar referência no continente.

Apesar de rica em recursos minerais (ouro, diamante, manganês, bauxita) e madeira, é, no entanto, o cacau que caracteriza o país como o segundo maior produtor mundial.

Além desses produtos, a sua agricultura assenta, igualmente, na produção de café, banana, batata, milho e arroz, enquanto que a indústria privilegia, essencialmente, a produção alimentícia, de bebidas, cigarros, produtos químicos, metalúrgica e madeireira.

Para atingir as metas do desenvolvimento, o governo liderado pelo Presidente Akufo Addo tem, igualmente, os olhos virados para a actividade industrial, beneficiada pela hidrelétrica de Akosombo, cuja barragem forma o mais extenso lago artificial do mundo: o Volta.

A indústria do cacau do Ghana é a segunda maior a nível mundial e tem tirado proveito destas novas políticas de incentivo. O país exporta pelo menos 78 produtos, que têm como principais destinos a Índia, China, Suíça , África do Sul e a Holanda.

Possui uma das economias mais estáveis do continente africano, sendo que a previsão do FMI apontava para um crescimento económico, em 2019, acima dos oito por cento.

O cenário da economia ghanesa mudou nos últimos três anos, depois de o Governo ter recorrido ao FMI para um empréstimo de 900 milhões de dólares, para estabilizar as suas finanças.

O país apostou em reformas económicas para cortar o défice e lutar contra a corrupção.

Situação política

Membro da Comunidade Britânica (formada pelo Reino Unido e suas ex-colónias), o Ghana está na África Ocidental. O seu território limita-se com o Burkina Faso (ao Norte), Cote d’Ivoire (Oeste), Togo (Leste), além de ser banhado pelo golfo da Guiné, no oceano Atlântico (Sul).

A antiga colónia britânica foi a primeira da África Ocidental a tornar-se independente, em 1957, reunindo os antigos territórios da Costa do Ouro e de Togolândia.

O primeiro-ministro do país (mais tarde presidente) foi Kwame Nkrumah (1909-72), pan-africanista que liderou a batalha pela independência da Grã-Bretanha.

A constituição do Ghana, de 1992, determinou um sistema de governo multipartidarista, com um parlamento unicameral e Presidente eleito por voto universal para um mandato de quatro anos.

O Presidente, que é ainda o Chefe de Estado e o Comandante das Forças Armadas, escolhe um conselho de ministros, sujeito à aprovação do parlamento.

Cultura

Na cultura do Ghana é bem visível a presença actual do tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido pelas suas cores, simbolismo e história para a sociedade.

O kente é feito por habilidosos tecelões ghaneses e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi (Bonwire é conhecida como a terra do kente, apesar de algumas áreas da região do rio Volta também reclamarem o título).

Estas peças podem ser costuradas juntas para formar os grandes turbantes que é usado por alguns ghaneses (especialmente chefes).

No segmento musical, após a independência, floresceu, particularmente um estilo dançante chamado Highlife, muito tocado nos bares e clubes do país. Muitos ghaneses são adeptos da percussão, e não é incomum escutarem-se tambores sendo tocados em eventos sociais.

Ghana: Antigo Império

O nome de Ghana foi tomado do ancestral e sofisticado império do Sudão, que floresceu no ocidente de África entre os séculos IV e X a.c. Trata-se de um país que guarda nos seus territórios belezas naturais ao longo da sua costa e nas elevações do interior.

A sua arquitectura é uma mistura rara de restos bem conservados de diversas edificações da época colonial e núcleos africanos, onde convivem algumas povoações que preservam as suas crenças tradicionais entre o cristianismo, o islamismo e as religiões animistas.

O Ghana soube explorar as zonas naturais para converté-las num atractivo singular para os visitantes, que são tratados com afecto e cordialidade, entre festivais artísticos, musicais e cerimoniais.

Localização Geográfica

O Ghana ocupa uma superfície de 238.5333 quilómetros quadrados. A sua morfologia e relactivamente plana. Na costa predominam as planícies e no interior a savana, os bosques e o cultivo de algodão e cacau.

Tem uma população de 18 milhões de habitantes, sendo 32 por cento cristão, 30 por cento muçulmana e 38 por cento praticantes de cultos tradicionais.

A maioria fala inglês, embora coexistem perto de 75 línguas e dialectos africanos como o akan, wl twi, fante, eweou, entre os principais.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+