Huambo- O ministro da Administração do Território, Dionisio da Fonseca, orientou, esta sexta-feira, no Huambo, os gestores públicos a contribuírem para a transformação positiva das comunidades, com o envolvimento da população em todo o país.
O governante fez este apelo no encerramento do I workshop nacional de Jovens Líderes na Governação Local, que contou com a participação de dirigentes das 18 províncias do país.
Dionisio da Fonseca recomendou maior empenho, abnegação e dedicação dos gestores públicos na implementação das políticas públicas, traçadas com a mobilização dos cidadãos, para que se transformem em agente participativo dos programas de desenvolvimento sustentável.
O ministro da Administração do Território disse ser necessário um maior pragmatismo nas tarefas administrativas, associada à boa governação, para o alcance do bem-comum das comunidades.
Disse que os administradores devem acelerar o programa nacional da toponímia das localidades, com vista a reforçar os planos estratégicos de melhoramento das condições de vida da população e, ao mesmo tempo, elevar o progresso social e económico das localidades.
Promovido pelo Ministério da Administração do Território, em parceria com o projecto Njila – Banco Mundial, o workshop contou com a presença ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, do secretário do Presidente da República para o sector Produtivo, Isaac dos Anjos, assim como os governadores do Bié, Cabinda, Cuanza Norte, Huambo e Namibe.
A actividade visou promover uma reflexão profunda sobre a necessidade de intervenções positivas entre os líderes jovens que actuam e participam nas dinâmicas de governação, gerando maior comprometimento e engajamento, com vista a alcançar melhores resultados na estratégia de Governação Local.
Para além de acções de capacitação, o evento serviu, também, para promover uma partilha contínua de conhecimentos e experiências governativas, através de um projecto de mentoria, com a finalidade de estimular atitudes e comportamentos de gestão e participação local, fundados nos valores éticos, patrióticos e de cidadania.
Decorrido no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR-Huambo), os participantes abordaram, em três painéis, a “Partilha de experiências com antigos governadores provinciais e administradores municipais”, “ Experiência e vivências dos jovens líderes na governação local e a “Governação de proximidade”. LT/JSV/ALH