Luanda - O Tenente-General angolano Nassone João iniciou, quarta-feira, as funções de Chefe do Mecanismo de Verificação Ad-Hoc, criado para a pacificação da região Leste da República Democrática do Congo (RDC).
O referido mecanismo ad-hoc foi adoptado em Julho de 2022, em Luanda, pela Cimeira Tripartida Angola, RDC e Rwanda, no quadro da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
Para o início de funções o militar angolano deslocou-se à cidade de Goma (RDC), companhado do ministro das Relações Exteriores, Téte António (Angola), que o apresentou às autoridades locais.
A deslocação do ministro Téte António a Goma insere-se no quadro da mediação angolana ao diferendo existente entre a RDC e o vizinho Rwanda.
Naquela cidade congolesa (Goma), o embaixador Téte António teve encontros separados com o governador militar da província do Kivu-Norte, que esteve acompanhado do vice-governador, do prefeito de Goma e do comandante da 34ª Região Militar de Goma.
Estiveram, igualmente, presentes ao encontro o comissário provincial da Polícia Nacional Congolesa, o comandante do 34° Grupamento Naval, o conselheiro principal do governador e o comandante do Aeroporto Internacional de Goma.
O ministro Téte António aproveitou a ocasião para realizar encontros de trabalho com os membros do Comité de Segurança Restrita da Província de Goma, com o comandante do Mecanismo Conjunto de Verificação Alargado da CIRGL (MCVA).
Em Goma, cidade com cerca de 249 mil 860 habitantes, o chefe da diplomacia angolana reuniu-se também com os responsáveis da Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na RDC
(MONUSCO).
Diplomacia busca pacificação para Leste da RDC
No último sábado (5) Luanda acolheu uma
uma Reunião Tripartida dos chefes das dilpomacias de Angola, RDC e do Rwanda, com o objectivo de relançar o diálogo entre as autoridades congolesas e rwandesas.
O encontro de sábado na capital angolana também visou retomar o processo de implementação do Roteiro de Luanda, de 06 de Julho de 2022.
Na esteira do mesmo processo, o embaixador Téte António apresentou, a 15 de Outubro do ano em curso, o Tenente-General Nassone João, ao Presidente da RDC, Felix Tshisekedi e, em Kigali, ao Presidente do Rwanda, Paul Kagame.
No período de 20 a 21 de Julho de 2022, Luanda acolheu a Reunião da Comissão Conjunta Permanente entre a RDC e o Rwanda, que já não se reunia há dez anos.
A seis de Julho transacto, em Luanda, os chefes de Estado da RDCe do Rwanda, sob a medicação do Presidente angolano, João Lourenço, acordaram um césar-fogo imediato e a criação de um Mecanismo de Observação Ad-Hoc, liderado pelo Tenente-General Nassone João.