Cuvango - A nova Divisão Política e Administrativa (DPA) aprovada em Agosto de 2024, pela Assembleia Nacional, é vista, em Galangue, uma das antigas comunas do Cuvango (Huíla), que passou a município, como um factor que vai reduzir as assimetrias regionais e acelerar o progresso local.
Segundo o administrador municipal do Cuvango, Luís Paulo Ndala, que visitou a localidade para preparar a transição, há orientações do Governo Provincial de que deve-se prestar maior atenção ao sector social.
Para o administrador, a ascensão de Galangue a município, vai, igualmente, diminuir as distâncias que os cidadãos percorrem à procura dos serviços administrativos do Estado.
Por sua vez, Mário Ntyamba, de 72 anos, que habita a localidade desde que nasceu, diz acreditar no crescimento do novo município, porque terá suas próprias infra-estruturas de suporte ao desenvolvimento económico e administrativo.
O professor reformado saúda a nova Divisão Política e Administrativa e olha com optimismo o futuro de Galangue e de sua gente.
Com uma população estimada em mais de 40 mil habitantes, Galangue dista a 105 quilómetros do Cuvango, município que dista a 356 quilómetros a Leste do Lubango, capital da Huíla. MS