Rio de Janeiro (do enviado especial) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro (Brasil), o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, num encontro, cujo teor não foi revelado.
O encontro aconteceu à margem da cerimónia de abertura da 19ª Cimeira do G20, em que ambos participaram na qualidade de convidados.
A actividade diplomática de João Lourenço inscreveu audiências a outras personalidades do mundo da política, da ciência e cultura, da alta finança e da indústria farmacêutica.
Entre essas individualidades, o Chefe de Estado examinou com o CEO do Grupo Industrial Farmacéutico EMS, Carlos Eduardo Sánchez, a possibilidade de estender os seus negócios a Angola.
João Lourenço também recebeu Akinwumi Adesina, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), e a directora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.
Domingo, após a sua chegada, o Presidente angolano foi recebido pelo seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, num encontro que decidiram relançar a cooperação bilateral a todos os níveis, com ênfase para o sector produtivo, tendo como âncora o empresariado privado.
Os dois estadistas abordaram questões concretas ligadas à agenda global, cooperação nos domínios da formação na área da saúde, indústria farmacêutica, agricultura, agro-indústria, recursos minerais, energia (electrificação e extensão da linha de média tensão) e ao sector financeiro.
A par disso, os dois Chefes de Estado abordaram a cooperação no domínio da defesa, em particular na Marinha de Guerra, no quadro do Atlântico Sul. ADR/IZ