Rio de Janeiro (do enviado especial) – A 19.ª Cúpula de Líderes do G20 foi já aberta, na manhã (tarde em Angola) desta segunda-feira, pelo Presidente do Brasil, Lula da Silva, e conta com a presença do Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
A cerimónia de abertura da Cúpula foi marcada pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa brasileira que mobiliza países e organizações internacionais para acelerar os esforços no combate à fome e à pobreza até 2030.
O evento decorre até terça-feira no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, e, ainda hoje, o Presidente angolano vai discursar.
A intervenção do Chefe de Estado angolano deverá incidir no painel “Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza", de que o país é membro fundador.
Já na terça-feira, João Lourenço vai igualmente intervir na sessão sobre Transição Energética e participará da Declaração de Líderes.
Nesta edição da Cúpula, o Brasil vai terminar o seu mandato rotativo anual, sendo que a África do Sul assumirá a presidência do G20. ADR/ART