Luanda - Cento e 26 milhões de dólares é o valor do novo financiamento do Fundo Global para os programas de combate ao HIV, tuberculose e malária, nas províncias de Benguela, Bié e Cuanza Sul, anunciou, esta terça-feira, a instituição filantrópica.
A informação foi prestada pela Presidente do mecanismo de Coordenação Nacional do Fundo Global, Ana Ruth Luís, no final de um encontro com o primeiro-vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Counonoca.
De acordo a responsável o financiamento vai garantir as acções no combate ao HIV, malária e tuberculose de Julho de 2024 a Julho de 2027.
Declarou que a estratégia é que tudo que for ligado à malária, HIV e tuberculose seja financiado na totalidade pelo Fundo, sem qualquer comparticipação do Estado angolano.
A presidente do Mecanismo de Coordenação Nacional referiu que o programa abarca tratamento, informação, equipamentos e todos os "in puts" para combater as doenças referidas.
Sem precisar dados, Ana Ruth Luís fez um balanço positivo das acções desenvolvidas nas províncias do Cuanza Sul e Benguela, no âmbito do financiamento de 86 milhões de dólares em curso desde 2021, com final previsto para o próximo ano.
Reportou que o fundo apoiou também o programa de combate e prevenção da Covid-19, em Luanda e em outras províncias no fornecimento de oxigénio hospitalar.
O gerente sénior do Fundo Global para África Austral e Médio Oriente, Joshua Galjour, enalteceu a decisão de expandir o programa para a província do Bié.
Joshua Galjour afirmou que as prioridades do programa são em função dos planos estratégicos nacionais definidos pelos governos.
Informou que o montante aprovado, 126 milhões, deve assegurar o apoio ao diagnóstico, tratamento e assistência às pessoas com HIV, malária e tuberculose a nível dos estabelecimentos de saúde e comunitário.
Manifestou-se satisfeito com o nível de compromisso apresentado pelas autoridades locais com o combate as tais enfermidades.
O Fundo Global de Luta Contra SIDA , Tuberculose e Malária é uma organização financeira internacional que tem como objetivo atrair e distribuir recursos adicionais para prevenir e tratar as citadas patologias.
A instituição foi fundada a 22 de Janeiro de 2002, em Genebra, Suíça. JFS/VIC