Luanda - A presidente da fundação Ngana Zenza, Ana Dias Lourenço, afirmou, este sábado, em Luanda, que a instituição tem a sua identidade fundamentada na valorização das comunidades e acredita na mudança do padrão de vida das mesmas.
Para Ana Dias Lourenço, Primeira-Dama da República, que discursava na cerimónia da 2ª gala da fundação, a instituição tem se comprometido em promover o bem-viver nas comunidades de forma sustentável e diferenciada, através do financiamento e implementação de acções concretas adaptadas à realidade, aos desafios do tempo, às necessidades das comunidades, em particular as do meio rural.
Afirmou que a intervenção da fundação está assente na visão , missão, valores e numa lógica de complementaridade, expressos num documento orientador e que o seu plano estratégico abrange domínios importantes como o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, a saúde, a educação, ambiente, a cidadania e pesquisa e investigação nas áreas de economia e desenvolvimento.
Ana Dias Lourenço destacou que a instituição tem feito intervenções num palco transformado, cujas premissas se alinham às políticas estratégicas do Governo angolano e aos objectivos globais de desenvolvimento sustentável.
“Transformar o tecido social através de programas que promovam o conhecimento, a inclusão e garantam o acesso à saúde e à educação, é essencial para a nossa acção”, sublinhou.
Realçou que o sentido da transformação que almeja o organização vai além de um sonho, é uma realidade tangível.
Fez saber que actualmente a Ngana Zenza actua nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Cunene e Moxico, tanto em contextos urbanos como rurais.
“O nosso objectivo é capacitar as comunidades para que possam tornar-se autossustentáveis, transformar vidas e valorizar até os nossos mais velhos”, salientou.
O evento, com periodicidade anual, tem como objectivo principal a arrecadação de fundos para a continuidade e expansão de outras iniciativas para que mais seniores, jovens e comunidades tenham acesso a recursos e oportunidades transformadoras.
Testemunharam a cerimónia, o Chefe de Estado, João Lourenço, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, membros do Executivo e convidados. AFL/ART