Luanda - O deputado Francisco Gentil Viana solicitou à presidente da Assembleia Nacional a sua desvinculação do grupo parlamentar da UNITA, para se constituir em deputado independente.
Na carta enviada à líder do parlamento angolano, Carolina Cerqueira, o deputado alega ter dificuldades em desenvolver a sua actividade política na Assembleia Nacional como deputado independente (pela Frente Patriótica Unida FPU) no grupo parlamentar da UNITA.
"Acontece que, como entidade independente, tenho alguma dificuldade em fazer compreender a nossa estratégia da sociedade civil porque cada vez que falo entendem-me como deputado da UNITA e não consigo dar seguimento de um trabalho que não deve ser feito em nome da UNITA", exprimiu.
O deputado disse discordar da Proposta de modelo de eleições autárquicas apresentada recentemente pelo grupo parlamentar da UNITA.
Francisco Viana, que diz estar apostado na alternância política, observou "que está na hora de falar mais alto e com mais propriedade não podendo, para o efeito, subordinar-se às estratégias partidárias".
Manifestou, entretanto, vontade de continuar na Frente Patriótica Unida, que considerou uma coligação madura.
O grupo parlamentar da UNITA reúne-se hoje para, entre outros, analisar a temática à volta do deputado Francisco Viana e tomar uma posição.
A esse respeito, uma fonte do grupo parlamentar da UNITA considerou infundados os argumentos apresentados pelo deputado Francisco Viana a propósito da Proposta de modelo de eleições autárquicas apresentada pelo maior partido da oposição.
A fonte da UNITA acusa o deputado Francisco Viana de, alegadamente, "fazer promiscuidade dos seus negócios com a política".
Filho de um histórico co-fundador do MPLA, o deputado Francisco Gentil Viana foi apresentado como concorrente nas listas de candidatos a deputados da UNITA nas eleições de 2022, no quadro da coligação FPU. DC/VIC