Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola aposta na igualdade de género para resolução de conflitos

     Política              
  • Luanda • Sexta, 27 Outubro de 2023 | 18h42
Embaixador Francisco Da Cruz
Embaixador Francisco Da Cruz
DR

Luanda -  O Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco José da Cruz, destacou, quinta-feira (26), a promoção da igualdade do género, o empoderamento das mulheres e raparigas e a erradicação da violência contra mulher como prioridades fundamentais do Governo angolano.

Ao intervir no debate aberto do Conselho de Segurança sobre a Participação das Mulheres na Paz e Segurança Internacionais: Da Teoria à Prática, o diplomata referiu o impacto desigual dos conflitos sobre mulheres e homens e da necessidade de uma maior participação destas nos processos de prevenção, gestão e resolução de conflitos

Na óptica de Francisco José da Cruz, é necessário promover uma reflexão sobre como fazer avançar a agenda de estabilidade e desenvolvimento sustentável e fortalecer o Estado de direito em África.

Durante a sua intervenção, o embaixador fez menção à implementação, por parte do governo angolano, da Resolução das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança, com o Plano de Acção Nacional.

O plano, adiantou, visa aumentar a participação das mulheres nos processos de tomada de decisão e o seu pleno envolvimento em todos os esforços para manter e promover a paz e a segurança no país.

O referido plano, disse, visa ainda contribuir na prevenção das violações dos direitos humanos das mulheres em situações de conflito, incluindo a violência sexual e o tráfico de mulheres e crianças.

Neste contexto, salientou que tem permitido às mulheres desempenharem um papel cada vez mais importante e de liderança nas iniciativas de paz e segurança de Angola, para silenciar as armas em África, contribuindo para uma representação mais justa das mulheres nos órgãos de decisão.

“Actualmente, as mulheres têm uma presença de 38% no parlamento e 40% no Governo, sendo responsáveis por pastas politicamente sensíveis, como finanças, trabalho, saúde, juventude, educação e assuntos sociais”, asseverou.

Além disso, apontou ainda os cargos de Presidente do Parlamento, de Vice-Presidente da República e de Presidente do Tribunal Constitucional ocupados por mulheres.

O diplomata aproveitou a ocasião para informar que Angola acolheu, em Maio de 2023, o Primeiro Fórum Internacional de Mulheres para a Paz e a Democracia.

República Centro  Africana (RCA)  

Ainda na quinta-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas analisou a situação na República Centro- Africana (RCA).

Na ocasião, Angola, na qualidade de Presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos(CIRGL), saudou os esforços visando restaurar a paz e estabilidade naquele país.

O Representante Permanente Adjunto, embaixador Mateus Luemba, sublinhou que o panorama político e de segurança evoluiu positivamente, apesar dos desafios persistentes no domínio da segurança.

Elogiou os progressos alcançados pelo país com vista à reposição da autoridade do Estado em mais de 85% do território, a dissolução de grupos armados, a reforma do sector de defesa e segurança e no programa de desarmamento, reintegração e repatriamento.

Falou sobre a 3ª Reunião do Comité Estratégico de Supervisão do Processo Político pela Paz na República Centro-Africana, realizada a 23 do corrente mês, tendo ressaltado que a Revisão Estratégica reafirma a efectiva harmonização do Acordo Político para a Paz e Reconciliação com o Roteiro de Luanda.

Conforme o diplomata, Angola continuará a trabalhar para a plena implementação do processo de paz, apelando a todas as partes para que se mantenham envolvidas de forma construtiva.

Considerou que, à medida que o processo avança é necessário assegurar que descentralização do processo de paz seja apoiado por um sólido plano de comunicação que apoie todo o processo e mobilize todos os níveis da sociedade para uma maior apropriação e apoio à dinâmica do processo de paz.

A Presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU, para o mês de Outubro, é detida pelo Brasil. SC

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+