Sumbe – Os Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) da cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, estão a registar, esta quinta-feira, pouca afluência de cidadãos para actualização do registo eleitoral, a poucas horas do fim do processo, apurou a ANGOP.
Numa ronda efectuada aos BUAP da Administração Municipal do Sumbe, do bairro do Chingo e da zona do Kikombo, foi notória a redução considerável do número de utentes, ao contrário das enchentes dos últimos dias.
Em declarações à imprensa, o director do Gabinete dos Registos e Modernização Administrativa do Cuanza Sul, Manuel Santana, mostrou-se preocupado com a situação, lembrado que o prazo não será prorrogado.
Sublinhou que para facilitar os cidadãos foram criados postos móveis nos mercados, paragens de autocarros, escolas, entre outros locais.
“Aproveitamos para voltar a apelar aos cidadãos que não efectuaram o registo no sentido de acorrerem ao BUAP mais próximo para poderem actualizar os dados, por forma a participarem nas eleições gerais de Agosto”, salientou.
Lembrou que os Balcões Únicos de Atendimento ao Público estarão abertos até 22 horas.
Entretanto, o cidadão Manuel Etole, de 73 anos de idade, manifestou-se satisfeito pela celeridade no atendimento, defendendo o reforço das acções de mobilização da população para continuar acorrer aos postos de registo.
Na quinta-feira (31), o Presidente da República, João Lourenço, determinou por decreto, após auscultação da Comissão Nacional Eleitoral, a prorrogação do registo por um período de sete dias.