Luanda - O Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (FP-SADC) homenageou segunda-feira, em Livingstone, Zâmbia, o antigo presidente do Parlamento da Namíbia, Peter Katjavivi, no âmbito da 56ª Assembleia Plenária do órgão que decorre até ao dia 15 deste mês.
Durante a cerimónia de homenagem, o FP-SADC considerou que o antigo presidente do parlamento namibiano serviu com toda distinção como membro de longa data da Comissão Executiva da organização, contando com o merecido respeito no seio da família parlamentar da região da África Austral.
“As suas contribuições no sentido da cooperação inter-parlamentar e da diplomacia, da integração regional e da promoção da democracia na África Austral são deveras incomensuráveis”, reforça a organização.
Por seu turno, a presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, ao entregar uma lembrança ao homenageado, considerou Peter Katjavivi como uma inspiração para todos os parlamentares pelo seu percurso e entrega em defesa incansável da democracia, do Estado democrático de direito, das liberdades, garantias e dos direitos fundamentais dos cidadãos.
Carolina Cerqueira referiu que num contexto de polarização política e de crises mundiais, as ameaças à estabilidade e à soberania dos Estados, Peter Katjavivi foi um visionário atento e estudioso, um verdadeiro estratega no fortalecimento do FP-SADC e na sua transformação em parlamento regional.
A líder do parlamento angolano ressaltou que as jovens gerações africanas em geral e da região da SADC deverão estudar a sua trajectória e lição de vida, que constitui o seu legado a uma África desenvolvida, pacífica e próspera.
Ao longo do seu mandato como Presidente da Assembleia Nacional da Namíbia e membro da Comissão Executiva do FP- SADC, Peter Katjavivi manteve-se firme no seu apoio à transformação da organização em Parlamento Regional.
A sua liderança visionária e a sua incansável defesa da democracia, da paz, da segurança e da boa governação deixaram um legado indelével, inspirando a unidade e o progresso socioeconómico em toda a região da SADC.
Para além do seu trabalho no FP-SADC, a liderança de Peter Katjavivi assegurou que a voz do Fórum fosse ouvida nos principais órgãos parlamentares regionais e internacionais.
Peter Katjavivi, que deixou o cargo a seu pedido, após o recente pleito eleitoral no seu país, exerceu o cargo de presidente do parlamento da Namíbia entre 2015 a 2024.
A delegação angolana à 56.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, chefiada pela presidente Carolina Cerqueira, é integrada pelos deputados Pedro Sebastião, Ruth Mendes, Teresa Neto e Diamantino Mussokola. VIC