Luanda – A secretária-geral do Fórum Parlamentar (FP) da SADC, Boemo Sekgoma, solicitou hoje, terça-feira, em Luanda, a contínua liderança de Angola na mobilização de outros países, para assinarem o tratado relativo à transformação automática deste órgão em Parlamento Regional.
Boemo Sekgoma fez esse pronunciamento à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, que serviu para a revisão da cooperação regional, relativa ao parlamento da SADC, e a preparação da 55ª plenária a ter lugar no país e direccionada para as energias renováveis.
De igual modo, o encontro visou a reafirmação do compromisso da Assembleia Nacional para com o Fórum Parlamentar da SADC, bem como o empenho de Angola nas questões climáticas na região.
Segundo a responsável, actualmente, nove países já assinaram o tratado, sendo que a Zâmbia está em via de o rubricar.
De acordo com a secretária, apenas faltam dois países para a conclusão do processo, que permitirá a transformação do Fórum Parlamentar em Parlamento regional.
Nesta conformidade, referiu que tem toda a confiança na advocacia de Angola por ser um país respeitado na região.
Por outro lado, informou que Angola vai acolher, de um a sete de Julho, os 16 países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) durante um simpósio em que os membros abordarão as políticas que os Estados devem preparar no domínio ambiental.
É necessário rever as políticas na SADC quanto às energia renováveis, a fim de tornar o ambiente mais amigável, disse. MGM/SC