Luanda – A Marinha de Guerra Angolana (MGA) e a sua congénere francesa realizam, esta terça-feira, na região do Golfo da Guiné, um conjunto de exercícios militares denominado “Megalops”, com vista a melhorar a cooperação e luta contra a poluição fluvial.
A informação foi avançada segunda-feira, em Luanda, pelo comandante do navio-patrulha francês "Commandant Birot", Aurélien De Gouve, em declarações à imprensa.
Aurélien De Gouve referiu que estas acções visam o reforço do cambate à pesca ilegal e pirataria marítima.
Acrescentou igualmente que os exercícios, baseados em várias operações marítimas, permitirão uniformizar a actuação e eficácia das duas forças navais.
Ainda na segunda-feira, os militares franceses ofereceram material de segurança à Associação de Pesca Artesanal, Semi-Industrial e Industria de Luanda (APASIL).
Trata-se de uma bolsa de primeiro socorro, bóias, luz que permite dar visibilidade à pessoa que carece de salvamento e um sistema som que tem a finalidade de alertar.
Aurélien De Gouve lembrou que a marinha francesa está aberta para dar apoio a qualquer necessidade da sua congénere angolana e realçou que a relação de ambas está “muito boa”.
O navio “Commandat Birot” vai permanecer na capital angolana até ao dia 21 de Junho do corrente ano.
Durante este período serão desenvolvidos vários eventos desportivos, incluindo um jogo de futebol com as Forças Armadas Angolanas (FAA).
Também será possível criar oportunidade para a equipa do Birot descobrir os numerosos locais de Angola, assim como efectuar visitas a zonas de interesse turístico nos arredores de Luanda.
Esta escala constitui um importante momento de partilha e camaradagem, que testemunha o dinamismo e qualidade das actividades de cooperação e intercâmbio entre as forças armadas dos dois países. AMC/SC