Luanda - O reforço da cooperação técnica e participação em missões africanas de paz e calamidades naturais dominou esta quinta-feira, em Abuja, o encontro entre o comandante da Força Aérea Nacional (FAN), Virgínio da Cunha Pinto, e o seu homólogo da Nigéria, HB Abubakar.
De acordo com uma nota de imprensa, o encontro decorreu à margem do 3º Fórum da Força Aérea Africana, comemorativo dos 60 anos da Força Aérea da Nigéria (NAF) que celebra inovações aeroespaciais e segurança regional no Centro Internacional de Convenções de Abuja.
Na ocasião, os interlocutores abordaram o compromisso de partilhar a vasta experiência, conhecimento e recursos dos dois países nas missões de paz da União Africana (UA) e de apoio às calamidades naturais.
A parceria entre as duas instituições vem reflectir a actualização do Memorando de Reforço da Cooperação entre os dois países nos domínios da defesa e segurança, alcançado entre os ministros da Defesa de Angola e da Nigéria, respectivamente João Ernesto dos Santos e Mohamed Badaru Abubakar, à margem da Conferência sobre o Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais, realizada recentemente em Abuja.
O 3º Fórum da Força Aérea Africana é também uma soberana oportunidade para os comandantes deste ramo interagirem com fabricantes de aeronaves, helicópteros, drones e com os fornecedores de equipamentos de última geração e sistemas de defesa aérea, comunicações, navegação, treinamento e simulação.
A participação angolana permitiu explorar parcerias estratégicas e soluções inovadoras sobre o futuro da indústria aeroespacial e da experiência sobre a segurança africana.
Neste sábado, o general Virgínio da Cunha Pinto vai assistir, na Base Aérea de Kaduna, a um festival de aviação militar, que marca o ponto mais alto das celebrações dos 60 anos da Força Aérea da Nigéria. VIC