Ondjiva – O chefe da Direcção de Educação Patriótica da Força Aérea Nacional (FAN), tenente-general Justino da Glória, destacou, este sábado, no Cunene, a prontidão na defesa do espaço aéreo da região sul de Angola.
A Força Aérea Nacional, ramo das Forças Armadas Angolas (FAA), conta com uma unidade e um aeródromo no município da Cahama, a 175 quilómetros da cidade de Ondjiva, em prontidão para a defesa do espaço aéreo nacional.
Justino da Glória constatou as condições da unidade de Cahama, no Cunene, tendo observado "um trabalho positivo" que remete às tropas em prontidão combativa e em estado de disciplina que é exigido no cumprimento das leis e directivas emanadas pelos órgãos superiores.
A visita da alta patente da FAN enquanda-se na nomeação, em Janeiro deste ano, pelo Chefe de Estado, João Lourenço, do novo comandante deste ramo e de outros membros do comando, que estão a percorrer unidades nas diversas províncias do país.
Depois da avaliação feita, Justino da Glória defendeu a mudança do cenário actual da estrutura do aeródromo de manobra da Cahama, que poderá passar para um nível mais elevado.
Explicou que aquela unidade favorece infra-estruturas, que precisam ser melhoradas e tornar o local como uma das maiores pistas para as manobras a nível da Região Aérea Sul.
Ainda na fase de conhecer "melhor a casa", o novo comandante da Região Aérea Sul tenente-general Samuel Chipalavela, garantiu envidar esforços para melhor cumprimento da missão, no quadro da defesa do espaço nacional.
Informou que algumas linhas já estão definidas e outras por identificar para o alinhamento e cumprimento das orientações superiores.
A Região Aérea Sul compreende as províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Cuando Cubango, Huambo, Bié e Cuanza Sul em termos territorial.PEM/ILHE/NE