Luanda - A Força Aérea Nacional (FAN) continua insubstituível na vigilância e defesa do espaço aéreo nacional, no transporte de pessoal e logística, bem como na projecção de forças e meios em missão de cooperação com os outros ramos, considerou esta terça-feira, em Luanda, o Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
Em nota de felicitações pelo 49º aniversário da FAN, ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA), o ministério de tutela reconhece o êxito e desempenho protagonizado no âmbito das suas responsabilidades no contexto da Segurança e Defesa Nacional.
Como exemplo citou os inúmeros engajamentos em apoio às acções do Executivo angolano e da sociedade civil, referentes aos programas económicos, sociais e culturais do país, e não só, em apoio às acções políticas e diplomáticas de Angola.
Para o efeito exortou os efectivos da FAN a engajarem-se, cada vez mais, no processo de Reestruturação, Redimensionamento e Reequipamento em curso nas Forças Armadas Angolanas (FAA).
Lembrou que o ramo tem sido contemplado com meios mais dotados do ponto de vista técnico e tecnológico para garantir maior capacidade operacional no cumprimento das suas missões.
A FAN celebra o seu 49º aniversário, com o lema “Confiança no Futuro, Unidos para Sempre”.
A 21 de Janeiro de 1976 foi fundada Força Aérea Popular de Angola/Defesa Anti-Aérea (FAPA/DAA), precursora da FAN, com a missão principal a Defesa, Vigilância do Espaço Aéreo Nacional e a Integridade Territorial da Nação Angolana. VIC