Catumbela - Quatro pilotos da Força Aérea Nacional (FAN) concluíram, segunda-feira, um curso de instructores para operar os aviões K8-W, recentemente adquiridos à China.
Na formação, ministrada por técnicos chineses e decorrida de 22 de Outubro a 14 de Dezembro, os pilotos angolanos aprimoraram técnicas de pilotagem simples e complexa, navegação a baixa e média altitude, voos por instrumento wireless e de simulação pré-combativo, entre outras habilidades.
No encerramento do curso, o ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, destacou a aposta na formação de pilotos instructores, tendo em conta a especificação técnica e operacional das aeronaves.
Exortou-os no sentido de trabalharem com elevado sentido de missão e afinco na formação de outros pilotos nacionais.
Por seu turno, o comandante do Regimento Aéreo de Caças-Bombardeiros, coronel José Vaz, frisou que o curso permitiu melhor compreensão dos novos aparelhos, sua operacionalidade em todas as fases de voo e exploração do equipamento de bordo.
Defendeu a continuidade da cooperação para o aperfeiçoamento em matéria aeronáutica, para a robustez da Força Aérea Nacional no contexto africano.
Avião K8-W
O aparelho tem 11, 60 metros de comprimento, 9, 63 de envergadura da asa e 4, 21 de altura, podendo transportar duas bombas de fragmentação, quatro de treino, dois mísseis ar-ar dirigido, um canhão 23-2G de calibre 23 mm e roquetes para combate e treinamento.
A sua aquisição resulta de um acordo entre a Simportex E-P, em representação do Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria, e a CATIC, empresa estatal chinesa de tecnologia para avião militar.