Mbanza Kongo – O secretário provincial da FNLA na província do Zaire, António Nginamau, defendeu esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, a construção de um monumento para homenagear o líder histórico e fundador deste partido, Álvaro Holden Roberto.
O político manifestou essa intenção quando intervinha no acto que marcou a celebração do centenário de Holden Roberto, nascido a 12 de Janeiro de 1923, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.
De acordo com o dirigente, a construção de um monumento histórico, principalmente na cidade de Mbanza Kongo, local onde jazem os seus restos mortais visa honrar e perpetuar a figura desta que foi um dos precursores da Luta Armada de Libertação Nacional contra o colonialismo português.
Por sua vez, o secretário nacional da FNLA para o acompanhamento das organizações de massas, José Makendelwa, a actual geração pouco ou nada conhece sobre a figura de Holden Roberto, pelo que a edificação de um monumento projectaria mais a imagem deste nacionalista angolano.
Para si, o legado de Holden deve servir de exemplo para os jovens “convictos, patriotas e desinteressados pelos bens materiais”.
O programa da celebração do centenário de Holden Roberto, falecido a 2 de Agosto de 2007, foi marcado, também, pela deposição de uma coroa de flores no seu túmulo e por uma marcha que percorreu as principais artérias da cidade de Mbanza Kongo.
Inscreveu, ainda, palestra que retratou a vida e obra de Holden Roberto,