Luanda - A Provedora de Justiça, Florbela Araújo, participa, desde quarta-feira, na Itália, na II Edição da Conferência Internacional dos Provedores de Justiça, que decorre sob o lema “O Papel do Provedor de Justiça como Guardião dos Direitos”.
De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta quinta-feira, no primeiro dia de actividades, Florbela Araújo participou do encontro entre Provedores de Justiça e estudantes universitários de Itália, onde se abordou o tema sobre os “Direitos dos cidadãos, Cidadania Activa e o Papel da Juventude”.
Na sua intervenção, a presidente da Associação da Universidade de Cassino, Júlia Capitano, sublinhou o conceito de "Cidadania Activa", apontando o cidadão não somente como portador de direitos e deveres, mas essencialmente participante da esfera pública.
No evento, os estudantes partilharam as suas experiências, tendo a provedora de Justiça de Angola encorajado o seu consultor mais jovem, Massueme Martins, a partilhar os seus conhecimentos, enquanto jovem defensor dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.
Na sua alocução, Massueme Martins destacou a participação deste grupo na resolução dos problemas sociais, com realce para as questões de igualdade de género, a violência doméstica contra as mulheres e as crianças.
O encontro terminou com uma celebração juvenil em torno da Cidadania Activa e os Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos.
A reunião contou com a participação de jovens universitários provenientes da Europa, América, Ásia e de África.
Para hoje, está prevista a abertura oficial da II Edição da Conferência Internacional dos Provedores de Justiça, que decorre até ao dia 14.FMA/ART