Luanda - A provedora de Justiça de Angola, Florbela Araújo, participa na 13.ª Conferência Mundial do Instituto dos Provedores de Justiça (IOI), que decorre em Haia, Países Baixos, de 12 a 17 deste mês.
A provedora participa no evento na qualidade de directora Regional do IOI para a África.
Em Haia, Florbela Araújo participou na sessão de partilha de conhecimentos e experiências sobre o papel do Provedor de Justiça, da protecção do ambiente, danos, perdas e injustiças dos cidadãos.
Na abertura do ciclo de palestras da 13.ª Conferência Mundial do Instituto dos Provedores de Justiça, o rei dos Países Baixos, Willem-Alexander, destacou a importância da função e o papel dos provedores de Justiça a nível internacional.
Referiu que apesar de pertencerem a países diferentes, estes mediadores têm a missão de promover os direitos humanos, a boa governação e mediar os conflitos entre o cidadão e a administração pública.
O rei dos Países Baixos apontou ainda o “princípio da independência” dos provedores de Justiça no equilíbrio da relação “Cidadão-Administração Pública”, sobretudo, na criação de mecanismos que possibilitam manter uma boa interacção entre eles. ART