Luanda - A provedora de Justiça, Florbela Araújo, ressaltou, em Gaborone, capital do Botswana, a importância da figura do provedor de justiça para a consolidação do Estado democrático e de direito, por funcionar como elo de ligação entre o poder público e o cidadão.
Florbela Araújo falava durante a prelecção sobre as "lições de experiências no cumprimento das recomendações do provedor de justiça" durante o segundo dia da exposição internacional dos Provedores de Justiça, que decorre em Gaborone.
Na qualidade de presidente da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos, Florbela Araújo moderou ainda temas ligados aos desafios dos provedores de Justiça, formas de tratamento de queixas, tramitação processual, entre outros, que contaram com as intervenções do provedor de Justiça do Botswana, Stephen Tiroyahosi, entre outros defensores dos direitos humanos.
Os provedores de Justiça da Zâmbia, África do Sul, Malawi e Gabão falaram igualmente das experiências dos seus países em termos de instituições com o poder decisório. DC/ART