Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, reafirmou esta quarta-feira, o compromisso do governo local em continuar a trabalhar para melhorar as condições sociais dos antigos combatentes e veteranos da pátria, com vista o reconhecimento da sua luta pela independência de Angola.
Na sua declaração, por ocasião do Dia do Antigo Combatente, que hoje se assinala , sob o lema “Angola 50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas alcançadas, Construindo um futuro Melhor”, a governante sublinhou que a dignificação desta franja, através de acções que visam a sua reintegração socioeconómica, constitui prioridade do Governo.
Para Filomena Miza, a bravura dos antigos combatentes na luta pela independência, deve ser inspiração permanente da actual geração que hoje é chamada a contribuir com o seu saber no processo de desenvolvimento sustentável do país.
"É importante que todo o povo angolano continue a dignificar os feitos dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, com profunda e eterna gratidão face à sua abnegada entrega que veio a refletir na conquista da Independência Nacional", lê-se na declaração.
Por outro lado, apelou os angolanos no sentido de continuar preservar os frutos da independência, conservando os projectos socioeconómicos, como escolas , hospitais, Infraestruturas energéticas, sistemas de água, entre outros empreendimentos públicos.
Apelou igualmente a necessidade de se continuar a preservar e consolidar a paz, a unidade, reconciliação e a democracia, como forma de honrar os feitos dos antigos combatentes.
O 15 de Janeiro foi instituído como Dia Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, para homenagear e dignificar os heróis da luta de libertação nacional e defesa da pátria, os quais, com sangue e suor, deram o seu melhor para a conquista da independência e salvaguarda do Estado angolano.HD