Dundo- A militante Filomena Miza , foi eleita hoje, sábado, durante a 7ª Conferência Extraordinária, ao cargo de secretária provincial do MPLA na Lunda-Norte, com 364 votos, que corresponde a 97, 84 por cento do total dos sufrágios válidos.
Nascida aos 26 de Janeiro de 1972, no Luena, província do Moxico, Filomena Elizabete Chitula Miza Aires, substitui no cargo Deolinda Satula Vilarinho, três anos depois.
Licenciada em Geografia e Ciências de Educação e pós-graduada em Administração Autárquica, Filomena Miza tem como principal desafio, resgatar os dois deputados perdidos para a oposição (UNITA), nas eleições gerais de 2022.
No discurso de despedida, a primeira secretária cessante, Deolinda Satula Vilarinho, apelou união e coesão no seio do partido, com vista o alcance dos actuais e futuros desafios políticos.
Exortou os militantes, sobretudo os mais experientes, no sentido apoiarem a nova secretária, no fortalecimento e revitalização das organizações de base, recrutamento de mais militantes para as fileiras do MPLA.
Segundo Deolinda Satula, o partido deve reforçar a sua inserção nas comunidades, para melhor interpretar os problemas que afligem a população e encontrar soluções de curto, médio e longo prazos.
A Conferência realizada na cidade do Dundo, capital da província da Lunda-Norte, contou com a presença de 429 delegados dos dez municípios (Chitato, Cambulo, Cuango, Caungula, Cuilo, Capenda-Camulemba, Lubalo Lucapa Lóvua e Xá-muteba).
O conferência foi orientada pelo coordenador do Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político à província da Lunda-Norte, Bento Bento.HD